quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Plano de aula para EJA

Plano de aula especial à parte(Direito do consumidor)
Objetivo: Confeccionar, a partir de um pensamento construtivo de uma sociedade mais justa e igualitária, um supermercado fantasia que levará os educandos a:
  • exercitar a leitura de mundo debatendo sobre temas diversos que virão a surgir dos mesmos;
  • enxergar as soluções para os problemas existentes na sociedade;
  • expor suas opiniões;
  • desenvolver suas criatividades;
Metodologia:
  • Para começar faça um círculo e converse com a turma sobre qual produto fantasia eles gostariam de encontrar no supermercado. Faça as anotações de cada produto com o nome do aluno. Cada educando trará de casa uma caixa de papelão vazia para simbolizar o produto do supermercado. As caixas serão cobertas com papeis decorativos a critério de cada educando. Solicite que eles ilustrem os produtos criados por eles pondo o nome já mencionado no inicio da aula, com todas as informações que uma embalagem deve ter: ingredientes, data de validade, data de fabricação, modo de usar, etc. Quando todos tiverem terminados recolha os produtos e na aula seguinte surpreenda-os com a exposição de um supermercado fantasia.
Recursos:
  • caixas de papelão vazias, papeis decorativos, fitas adesivas, colas, tesouras, lápis de cor, folhas A4.
Avaliação:
  • Serão avaliados a partir do debate de construção do produto que os levará a pensar, de forma crítica e reconstrutora, nos problemas atuais da sociedade. Serão observados na execução de cada tarefa que trabalhará a leitura, escrita e leitura de mundo.

O momento da aula:
experiencia com a turma Educação sem Fronteiras
Projeto MOVA-Brasil
Pólo Rio Grande do Norte




             

Um comentário:

  1. O Mova faz lindo projeto,já trabalhei nele também e amei..que essa semente seja enraizada ( de educador para mudar,gerar cidadãos),continue educando para mudar.parabéns e boa sorte. =)

    ResponderExcluir